com Joana Barbosa
Esse núcleo foi criado para receber pessoas de todos os cantos do mundo que querem aprender, discutir, refletir e trocar experiências sobre a técnica da Palhaçaria. Os encontros acontecem semanalmente e a cada aula a professora aborda conteúdos diferentes que servem como temas condutores das conversas: artigos, vídeos, documentários, pesquisas e trechos de livros.
O espaço é um grande convite para uma roda de conversa semanal onde todas as pessoas se sentem livres para contribuir, perguntar e provocar. Essa atividade é complementar à pesquisa prática do nariz vermelho e aponta a multiplicidade da linguagem, ocupando ruas, teatros, hospitais, universidades, escolas e diferentes instituições. O núcleo é aberto para amantes da Palhaçaria que pesquisam, estudam e trabalham com a menor máscara do mundo.
Um mês antes do início da atividade as pessoas participantes receberão uma lista de referências a serem discutidas ao longo dos encontros.
PRÓXIMA TURMA
quartas-feiras das 09:30-11:00
de 12/03 a 25/06/25
4 mensalidades de R$195,00
25 vagas em cada turma
*o curso é voltado para maiores de 18 anos
**oferecemos certificado
PARA QUEM?
O núcleo é voltado para pessoas que se interessam pelos estudos da palhaçaria e que querem se aprofundar em temas diversos dentro da linguagem.
INVESTIMENTO
R$195,00 por mês
Joana Barbosa
Atriz, Mãe, Palhaça, Psicóloga, Diretora e professora teatral. Especializou-se no método de Jacques Lecoq de Teatro Físico em Londres na LISPA. Mestre em Pedagogia do Teatro pela ECA/USP onde desenvolveu uma pesquisa sobre a relação corpo, máscara e composição de personagem. Já ministrou cursos na Itália, Suiça, Polônia e em diversas cidades do Brasil. É fundadora e diretora, junto com Paulo Candusso, do espaço Casa 11 na cidade de São Paulo. Integrante do Grupo Laje. No início de 2020 estreou no Sesc Consolação seu solo de palhaça intitulado “Pia Mater- em busca de uma maternidade possível” com direção de Rhena de Faria. Autora do livro infantil "Quando crescer quero ser palhaça". No início de 2021 estreou o espetáculo on line “PEITO-amor e alimento em tempos de pandemia”, o trabalho foi conteplado pela Lei Aldir Blanc Proac Expresso 36.
Já pensou a Casa 11 oferecer um treinamento para os funcionários da sua empresa?
Ou uma intervenção de personagens e palhaços no meio de expediente?
Você gostaria de fazer algum trabalho de desenvolvimento pessoal na sua empresa mas não sabe bem o quê?
Nós fazemos um projeto direcionado para sua demanda.
Alguns de nossos clientes...
Há 18 anos pesquisa máscaras e palhaço. A improvisação surge em 2001 juntamente com a fundação do espetáculo Jogando no Quintal. Participa do elenco fixo dos espetáculos: Caleidoscópio, Los Kamaradas, Do Nada e Subsolo - Improvisação em Decomposição, deste último assina também a direção. É parte do quadro de improvisadores convidados dos espetáculos: Noite de Improviso e Improvável. Já participou de diversos festivais na Argentina (2006), Colômbia (2007, 2009, 2011, 2015), Peru (2008), Espanha (2008, 2013), Chile (2009, 2010). El Salvador (2017) integrando o Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Professor de palhaço, bufão e confecção de máscaras. Desde 2012 é formador convidado na SP Escola de Teatro a ministrar a extensão "Jogo e Improviso", pala os núcleos de Humor e Atuação.
Rodrigo Veloso é historiador, ator e diretor teatral, formado na pedagogia teatral de Jacques Lecoq pela London International School of Perfoming Arts. Foi professor de teatro em diferentes projetos educacionais como o projeto Matéria Prima da prefeitura de Itapevi para crianças e adolescentes em contra-turno escolar e Projeto Teatro Cidadão, montagem teatral para jovens estudantes de Heliópolis, projeto patrocinado pela Petrobrás e realizado pelo Teatro Commune de São Paulo. Como ator é integrante do Grupo Laje e já atuou em diferentes projetos no Brasil e Europa e foi estagiário da trupe Théâtre du Soleil em Paris. Em 2017 estreou como diretor no espetáculo Noite de Reis do grupo PAndemônio em Cena, contemplado com o edital Proac Primeiras Obras do Governo do Estado de São Paulo.
É palhaça, atriz-improvisadora e diretora teatral. Integrou por treze anos o elenco do espetáculo Jogando no Quintal- Jogo de Improvisação de palhaços, um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo.
Como atriz-improvisadora atuou em Caleidoscópio - Um espetáculo de Improvisação Teatral, ao lado de Marcio Ballas, Allan Benatti, Marco Gonçalves e Cristiano Meireles. É diretora-artística d' A Musa Heroica Companhia de Teatro, um coletivo de 12 atrizes-improvisadoras, fundado em 2016, com a qual montou o espetáculo "Relicário" (2017). Dirigiu entre outros espetáculos: "Bagagem" (2018), solo do ator-improvisador Marcio Ballas e "Mary e os Monstros Marinhos" (2018) da Cia Delas de Teatro, vencedor do APCA em 2019 e com 6 indicações ao Prêmio São Paulo.
Atriz, palhaça e fundadora da Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Formada pelas Escolas Célia Helena (São Paulo), Escuela Internacional de Teatro Berty Tovías (Espanha) e ESLIPA (Escola Livre de Palhaços). Desde de 2005 trabalha profissionalmente como atriz, entre os trabalhos realizados estão a criação do grupo “Tem palhaço no pedaço”, onde atuou por dois anos em hospitais de Santo André, grande ABC Paulista. É integrante do elenco da Cia Le Plat du Jour, da Cia. Cromossomos, articuladora da Rede de Palhaças. Com a organização Palhaços Sem Fronteiras coordenou e atuou em diversos projetos ao redor do mundo como: Nicarágua, Saaara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce ( ES), Cracolândia, Projeto Refugiados Brasil, Projeto OcupaRiso, México, Altamira entre outros. Desenvolve ações humanitárias através das artes circenses em parceria com outras organizações, atuando em regiões de conflito, desastres ambientais e com populações em situação de vulnerabilidade. Como palhaça já apresentou a esquete “Grávida de um Novo Mundo” e “Bambolete” em todos esses países e em diversos festivais: Festival Internacional de Mulheres Palhaças no Circ Cric de Barcelona e no Rio de Janeiro, 2° Encontro de Picadeiro (Mato Grosso) e Sia Parto (Encontro Internacional de Parto Humanizado-SP), Festival “Palhaça na Praça”( Belo Horizonte), Festival “Esse Monte de Mulher Palhaça” (Rio de Janeiro), “Festival Palhaças do Mundo” (Brasília), entre outros. Atualmente é assistente de direção do Musical "Casa de Brinquedos" de Toquinho e "Robin Hood" ambos com direção de Carla Candiotto.
Gabriela Winter é atriz e a palhaça Jurubeba. Criadora e diretora do Clownbaret, companhia de palhaços nascida em 2009com 7 espetáculos no repertório, incluindo o seu solo “Catadora de Ilusões”. Formada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, ministra cursos e treinamento para palhaços e palhaças desde 2007.Trabalha para a organização Palhaços sem Fronteiras Brasil e Clowns Without Borders USA desde 2016, tendo integrado diversos projetos mundo afora.