com Tamara Borges
Prepare-se para viver um curso de muitas descobertas, jogos e aprendizados! Esse curso é para quem , como você, quer se aventurar, deixando a criatividade correr solta para descobrir uma infinidade de possibilidades que só o improviso é capaz de entregar!
Através de variados jogos e exercícios cênicos apresentaremos muitos dos mais importantes princípios da improvisação: a aceitação, a escuta, a espontaneidade e também ferramentas para se iniciar uma cena / história improvisada. Aqui você estará em um ambiente seguro e de confiança e junto com as outras pessoas participantes mergulhará no improviso e descobrirá que somos muito mais criativos quando nos sentimos livres!
Com este curso você tem a chance de:
• Encontrar o humor dentro de você
• Ser uma pessoa mais criativa
• Encontrar a força da espontaneidade
• Conhecer ferramentas chaves da técnica do Improviso
• Aprender a rir de si mesmo/a/e
• Conhecer ferramentas da arte de fazer rir
• Trocar experiências e pensamentos
• Entrar em contato com recursos que te fazem conectar, de forma empática, com as outras pessoas
Este curso é ideal para:
• Quem quer conhecer ferramentas do teatro e do improviso ligadas à espontaneidade
• Quem quer aprender processos lúdicos de se comunicar
• Quem quer se conhecer melhor
• Quem quer aprender ferramentas que transformam as habilidades sociais e melhoram as relações interpessoais
• Quem quer ser mais extrovertido/a/e e se comunicar melhor
• Quem quer aprender a se olhar de forma criativa
• Quem quer conhecer recursos da Improvisação
CONTEÚDO
-
QUANDO?
Quintas-feiras das 09:00-12:00
13/02 a 26/06/25
5 mensalidades de R$450,00
*o curso é voltado para maiores de 18 anos
**oferecemos certificado
PARA QUEM?
Esse workshop é voltado para pessoas interessadas em explorar sua criatividade, com ou sem experiência artística, maiores de 18 anos.
INVESTIMENTO
R$450,00 por mês
Atriz-improvisadora, palhaça, produtora cultural e professora de teatro. Estudou atuação no Teatro Escola Célia Helena, Licenciatura em Arte-Teatro na UNESP e Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Desde 2010 pesquisa as linguagens do Teatro de Improviso e Palhaçaria. Atuou nos espetáculos, "Mal de Família" e "O Baile" do Grupo de Risco; "Jogando no Quintal", "QFC - Batalhas Improvisadas" e "Improvisações Mínimas" , da Cia do Quintal; "Relicário" d’A Musa Heroica Cia de Teatro e "Forasteiros", dirigidos por Rhena de Faria. Participou de festivais como "Espontâneo 2019 - Festival Internacional de Teatro de Improviso (Sintra - Portugal)" e "Improlombia - Festival Internacional de Teatro Improvisado" (Medellín-Colombia). Desde 2015 dá aulas de teatro para crianças, jovens e adultos. Conduziu o Laboratório de Teatro de Improvisação no Circo da Barra no Instituto de Artes da UNESP, e os cursos livres "Treina e Apresenta!" "Introdução ao Teatro de Improvisação" e “Laboratório Cênico-Cibernético: Improvisando no Virtual” no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, “Brincando com o Risco: Um Mergulho no Teatro de Improviso” na Casa da História. Foi artista orientadora no curso de atuação na SP Escola de Teatro, dando aulas de jogos teatrais e improvisação. Desde 2023 integra a equipe pedagógica da Casa 11, dando aulas de palhaçaria.
Recentemente conduziu treinamentos de improviso para os coletivos teatrais Peixe Vagalume e Cia de Achadouros. Atualmente é produtora executiva da Cia Barbixas de Humor.
Já pensou a Casa 11 oferecer um treinamento para os funcionários da sua empresa?
Ou uma intervenção de personagens e palhaços no meio de expediente?
Você gostaria de fazer algum trabalho de desenvolvimento pessoal na sua empresa mas não sabe bem o quê?
Nós fazemos um projeto direcionado para sua demanda.
Alguns de nossos clientes...
Há 18 anos pesquisa máscaras e palhaço. A improvisação surge em 2001 juntamente com a fundação do espetáculo Jogando no Quintal. Participa do elenco fixo dos espetáculos: Caleidoscópio, Los Kamaradas, Do Nada e Subsolo - Improvisação em Decomposição, deste último assina também a direção. É parte do quadro de improvisadores convidados dos espetáculos: Noite de Improviso e Improvável. Já participou de diversos festivais na Argentina (2006), Colômbia (2007, 2009, 2011, 2015), Peru (2008), Espanha (2008, 2013), Chile (2009, 2010). El Salvador (2017) integrando o Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Professor de palhaço, bufão e confecção de máscaras. Desde 2012 é formador convidado na SP Escola de Teatro a ministrar a extensão "Jogo e Improviso", pala os núcleos de Humor e Atuação.
Rodrigo Veloso é historiador, ator e diretor teatral, formado na pedagogia teatral de Jacques Lecoq pela London International School of Perfoming Arts. Foi professor de teatro em diferentes projetos educacionais como o projeto Matéria Prima da prefeitura de Itapevi para crianças e adolescentes em contra-turno escolar e Projeto Teatro Cidadão, montagem teatral para jovens estudantes de Heliópolis, projeto patrocinado pela Petrobrás e realizado pelo Teatro Commune de São Paulo. Como ator é integrante do Grupo Laje e já atuou em diferentes projetos no Brasil e Europa e foi estagiário da trupe Théâtre du Soleil em Paris. Em 2017 estreou como diretor no espetáculo Noite de Reis do grupo PAndemônio em Cena, contemplado com o edital Proac Primeiras Obras do Governo do Estado de São Paulo.
É palhaça, atriz-improvisadora e diretora teatral. Integrou por treze anos o elenco do espetáculo Jogando no Quintal- Jogo de Improvisação de palhaços, um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo.
Como atriz-improvisadora atuou em Caleidoscópio - Um espetáculo de Improvisação Teatral, ao lado de Marcio Ballas, Allan Benatti, Marco Gonçalves e Cristiano Meireles. É diretora-artística d' A Musa Heroica Companhia de Teatro, um coletivo de 12 atrizes-improvisadoras, fundado em 2016, com a qual montou o espetáculo "Relicário" (2017). Dirigiu entre outros espetáculos: "Bagagem" (2018), solo do ator-improvisador Marcio Ballas e "Mary e os Monstros Marinhos" (2018) da Cia Delas de Teatro, vencedor do APCA em 2019 e com 6 indicações ao Prêmio São Paulo.
Atriz, palhaça e fundadora da Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Formada pelas Escolas Célia Helena (São Paulo), Escuela Internacional de Teatro Berty Tovías (Espanha) e ESLIPA (Escola Livre de Palhaços). Desde de 2005 trabalha profissionalmente como atriz, entre os trabalhos realizados estão a criação do grupo “Tem palhaço no pedaço”, onde atuou por dois anos em hospitais de Santo André, grande ABC Paulista. É integrante do elenco da Cia Le Plat du Jour, da Cia. Cromossomos, articuladora da Rede de Palhaças. Com a organização Palhaços Sem Fronteiras coordenou e atuou em diversos projetos ao redor do mundo como: Nicarágua, Saaara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce ( ES), Cracolândia, Projeto Refugiados Brasil, Projeto OcupaRiso, México, Altamira entre outros. Desenvolve ações humanitárias através das artes circenses em parceria com outras organizações, atuando em regiões de conflito, desastres ambientais e com populações em situação de vulnerabilidade. Como palhaça já apresentou a esquete “Grávida de um Novo Mundo” e “Bambolete” em todos esses países e em diversos festivais: Festival Internacional de Mulheres Palhaças no Circ Cric de Barcelona e no Rio de Janeiro, 2° Encontro de Picadeiro (Mato Grosso) e Sia Parto (Encontro Internacional de Parto Humanizado-SP), Festival “Palhaça na Praça”( Belo Horizonte), Festival “Esse Monte de Mulher Palhaça” (Rio de Janeiro), “Festival Palhaças do Mundo” (Brasília), entre outros. Atualmente é assistente de direção do Musical "Casa de Brinquedos" de Toquinho e "Robin Hood" ambos com direção de Carla Candiotto.
Gabriela Winter é atriz e a palhaça Jurubeba. Criadora e diretora do Clownbaret, companhia de palhaços nascida em 2009com 7 espetáculos no repertório, incluindo o seu solo “Catadora de Ilusões”. Formada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, ministra cursos e treinamento para palhaços e palhaças desde 2007.Trabalha para a organização Palhaços sem Fronteiras Brasil e Clowns Without Borders USA desde 2016, tendo integrado diversos projetos mundo afora.