No início das aulas as pessoas inscritas receberão um e-book desenvolvido pela Casa 11 que servirá como base para o caminho pedagógico do curso
com Joana Barbosa
*curso On-line
Que tal viajar para dentro de você a fim de encontrar seu próprio bom humor? Nesse curso você vai aprender ferramentas de desenvolvimento humano, do Teatro e da Palhaçaria através de dinâmicas, brincadeiras, conversas, jogos e exercícios. Te convidamos a se olhar de forma descontraída, acolher as suas vulnerabilidades e aceitar seus próprios erros, trazendo empatia e bom-humor para as suas relações com as pessoas e consigo mesmo/a/e.
O curso é composto por atividades expositivas, conversas e também por exercícios práticos. O curso tem como base teórica o e-book “Brincando de ser eu” que aborda 3 ferramentas chaves no desenvolvimento humano e na palhaçaria: o olhar, a escuta e a presença. O grupo é composto por pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo.O curso acontece de forma on-line com encontros semanais com uma hora e meia de duração. As aulas ficam gravadas.
Nesse curso você aprenderá a rir de seus fracassos e acolher os seus desajustes. Você entenderá que o erro é fundamental para se chegar no acerto. Nesse percurso você entenderá que assim como o/a/e palhaço/a/e você precisa olhar para dentro de si com empatia e generosidade.
CONTEÚDO
Com este curso você tem a chance de:
- Encontrar o humor dentro de você
- Refletir sobre a importância do erro
- Encontrar a força da vulnerabilidade
- Fazer as pazes com seus próprios desajustes
- Conhecer ferramentas chaves da técnica da Palhaçaria para o seu desenvolvimento humano
- Aprender a rir de si mesmo/a/e
- Conhecer ferramentas da arte de fazer rir
- Trocar experiências e pensamentos
- Entrar em contato com recursos que te fazem conectar, de forma empática, com as outras pessoas
Este curso é ideal para:
- Quem quer conhecer ferramentas do teatro e da palhaçaria ligadas ao autoconhecimento
- Quem quer aprender processos lúdicos de autodesenvolvimento
- Quem quer se conhecer melhor
- Quem quer aprender ferramentas que transformam as habilidades sociais e melhoram as relações interpessoais
- Quem quer aprender a exercer de forma integral o olhar, a escuta e a presença
- Quem quer ser mais extrovertido/a/e e se comunicar melhor
- Quem quer aprender a se olhar e se (re)conhecer de forma empática e acolhedora
- Quem quer conhecer recursos da Palhaçaria
A base do trabalho:
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Aprenda 3 ferramentas chaves da técnica da palhaçaria para a sua vida: o olhar, a escuta e a presença. Descubra como fazer uso das ferramentas na sua vida pessoal, tornando suas relações mais saudáveis e empáticas.
RIR DE SI MESMO/A/E
Aprenda técnicas e ferramentas para encontrar seu bom-humor através do Teatro e da Palhaçaria.
AUTO (RE) CONHECIMENTO
Descubra o processo de auto(re)conhecimento: aprenda a re-conhecer e acolher características físicas e traços da sua personalidade que nem sempre lhe caíram bem
No início das aulas as pessoas inscritas receberão um e-book desenvolvido pela Casa 11 que servirá como base para o caminho pedagógico do curso
QUANDO
terças-feiras das 19:30-21:00
de 25/03 a 08/07/25
4 mensalidades de R$350,00
20 vagas
*o curso é voltado para maiores de 18 anos
**oferecemos certificado
PARA QUEM?
O curso é voltado para pessoas com ou sem experiência na linguagem teatral, mas gostariam de conhecer técnicas para desinibição e auto-conhecimento.
INVESTIMENTO
R$350,00 por mês
Já pensou a Casa 11 oferecer um treinamento para os funcionários da sua empresa?
Ou uma intervenção de personagens e palhaços no meio de expediente?
Você gostaria de fazer algum trabalho de desenvolvimento pessoal na sua empresa mas não sabe bem o quê?
Nós fazemos um projeto direcionado para sua demanda.
Alguns de nossos clientes...
Há 18 anos pesquisa máscaras e palhaço. A improvisação surge em 2001 juntamente com a fundação do espetáculo Jogando no Quintal. Participa do elenco fixo dos espetáculos: Caleidoscópio, Los Kamaradas, Do Nada e Subsolo - Improvisação em Decomposição, deste último assina também a direção. É parte do quadro de improvisadores convidados dos espetáculos: Noite de Improviso e Improvável. Já participou de diversos festivais na Argentina (2006), Colômbia (2007, 2009, 2011, 2015), Peru (2008), Espanha (2008, 2013), Chile (2009, 2010). El Salvador (2017) integrando o Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Professor de palhaço, bufão e confecção de máscaras. Desde 2012 é formador convidado na SP Escola de Teatro a ministrar a extensão "Jogo e Improviso", pala os núcleos de Humor e Atuação.
Rodrigo Veloso é historiador, ator e diretor teatral, formado na pedagogia teatral de Jacques Lecoq pela London International School of Perfoming Arts. Foi professor de teatro em diferentes projetos educacionais como o projeto Matéria Prima da prefeitura de Itapevi para crianças e adolescentes em contra-turno escolar e Projeto Teatro Cidadão, montagem teatral para jovens estudantes de Heliópolis, projeto patrocinado pela Petrobrás e realizado pelo Teatro Commune de São Paulo. Como ator é integrante do Grupo Laje e já atuou em diferentes projetos no Brasil e Europa e foi estagiário da trupe Théâtre du Soleil em Paris. Em 2017 estreou como diretor no espetáculo Noite de Reis do grupo PAndemônio em Cena, contemplado com o edital Proac Primeiras Obras do Governo do Estado de São Paulo.
É palhaça, atriz-improvisadora e diretora teatral. Integrou por treze anos o elenco do espetáculo Jogando no Quintal- Jogo de Improvisação de palhaços, um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo.
Como atriz-improvisadora atuou em Caleidoscópio - Um espetáculo de Improvisação Teatral, ao lado de Marcio Ballas, Allan Benatti, Marco Gonçalves e Cristiano Meireles. É diretora-artística d' A Musa Heroica Companhia de Teatro, um coletivo de 12 atrizes-improvisadoras, fundado em 2016, com a qual montou o espetáculo "Relicário" (2017). Dirigiu entre outros espetáculos: "Bagagem" (2018), solo do ator-improvisador Marcio Ballas e "Mary e os Monstros Marinhos" (2018) da Cia Delas de Teatro, vencedor do APCA em 2019 e com 6 indicações ao Prêmio São Paulo.
Atriz, palhaça e fundadora da Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Formada pelas Escolas Célia Helena (São Paulo), Escuela Internacional de Teatro Berty Tovías (Espanha) e ESLIPA (Escola Livre de Palhaços). Desde de 2005 trabalha profissionalmente como atriz, entre os trabalhos realizados estão a criação do grupo “Tem palhaço no pedaço”, onde atuou por dois anos em hospitais de Santo André, grande ABC Paulista. É integrante do elenco da Cia Le Plat du Jour, da Cia. Cromossomos, articuladora da Rede de Palhaças. Com a organização Palhaços Sem Fronteiras coordenou e atuou em diversos projetos ao redor do mundo como: Nicarágua, Saaara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce ( ES), Cracolândia, Projeto Refugiados Brasil, Projeto OcupaRiso, México, Altamira entre outros. Desenvolve ações humanitárias através das artes circenses em parceria com outras organizações, atuando em regiões de conflito, desastres ambientais e com populações em situação de vulnerabilidade. Como palhaça já apresentou a esquete “Grávida de um Novo Mundo” e “Bambolete” em todos esses países e em diversos festivais: Festival Internacional de Mulheres Palhaças no Circ Cric de Barcelona e no Rio de Janeiro, 2° Encontro de Picadeiro (Mato Grosso) e Sia Parto (Encontro Internacional de Parto Humanizado-SP), Festival “Palhaça na Praça”( Belo Horizonte), Festival “Esse Monte de Mulher Palhaça” (Rio de Janeiro), “Festival Palhaças do Mundo” (Brasília), entre outros. Atualmente é assistente de direção do Musical "Casa de Brinquedos" de Toquinho e "Robin Hood" ambos com direção de Carla Candiotto.
Gabriela Winter é atriz e a palhaça Jurubeba. Criadora e diretora do Clownbaret, companhia de palhaços nascida em 2009com 7 espetáculos no repertório, incluindo o seu solo “Catadora de Ilusões”. Formada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, ministra cursos e treinamento para palhaços e palhaças desde 2007.Trabalha para a organização Palhaços sem Fronteiras Brasil e Clowns Without Borders USA desde 2016, tendo integrado diversos projetos mundo afora.